A Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), que alberga a Entidade Recrutadora Única, procedeu, hoje, a cerimônia de outorga de um total de 2 mil e 291 certificados de candidatos admitidos aos concursos públicos de ingressos aos ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos, Saúde, Administração Geral Tributária (AGT) e Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
Ao discursar no acto de autorga, a presidente do Conselho de Administração da ENAPP, Sandra Rodrigues, disse que o acto é o culminar de uma longa trajetória depois de terem sido concluídos vários processos concursais.
Segundo a responsável, um dos grandes desafios do Executivo tem a ver com o aumento e reforço das políticas de empregabilidade com base no Programa Nacional do Emprego que visa alargar a base, sobretudo aos jovens.
Neste sentido, explicou, no que concerne os concursos públicos em que foram admitidos os referidos candidatos, decorreram com a maior lisura, imparcialidade e transparência exigida.
“E o que estamos a testemunhar hoje é um indicativo flagrante em que cada vez mais é preciso que vai-se ao encontro das soluções de emprego dentro dos programas estabelecidos”, frisou.
Sandra Rodrigues assegurou ainda que a ERU, na qualidade de entidade gestora dos concursos públicos do país, assumiu o compromisso com a transparência, imparcialidade e total celeridade sem, no entanto, a intervenção humana.
Aos admitidos, a PCA da ENAPP pediu que baseiam as suas funções nas obrigações que são exigidas aos servidores públicos que tem a ver, entre outros, com a assiduidade, pontualidade, disponibilidade e cooperação.
“O servidor público deve assumir uma postura de responsabilidade perante o trabalho, conformando assim o exercício de uma cidadania plena e marcada pelo direito ao trabalho”, apontou.