A petrolífera nacional Sonangol abriu um concurso público, com vista à concessão de exploração das instalações da PAENAL, situado no município do Porto Amboim, província do Cuanza.
Num comunicado de imprensa, a petrolífera indica que a empresa PAENAL é um estaleiro de fabricação e integração de instalações, destinado à indústria de petróleo e gás.
A nota refere igualmente que, na qualidade de accionista, a Sonangol prevê a reestruturação da referida empresa, no sentido de alargar o seu escopo de actividade, abarcando a reparação e manutenção, bem como a fabricação de embarcações e outras actividades relacionadas.
Conforme a nota, a apresentação de propostas decorrerá até ao dia 30 de Março de 2024, pelo que as entidades interessadas a aceder às peças do procedimento devem fazê-lo, a partir do dia 19 de Dezembro de 2023, por via do Jornal de Angola.
Refere-se ainda no documento que a exploração da PAENAL deverá ser conjunta, entre a Sonangol e a empresa (s) vencedora (s) do concurso.
A Sonangol realizará na segunda-feira, 18, uma conferência de imprensa, onde prestará mais esclarecimentos sobre os termos de referência do concurso.
A PAENAL é um estaleiro de fabricação e integração que iniciou a sua operação em 2007 e já construiu instalações complexas, destinadas à indústria de petróleo e gás do país.
Em 2013, a empresa concluiu uma operação de produção, montagem e integração de um dos módulos superiores da plataforma flutuante de produção e descarga (FPSO) CLOV, operado pela TotalEnergies no Bloco 17.