O projecto educativo “Jisabu – A Tradição Oral Angolana” que reúne provérbios e saberes das cultura nacional é apresentado hoje, às 16 horas, no auditório do Instituto Guimarães Rosa, em Luanda, de autoria da produtora audiovisual 9FILM
O mesmo tem como objectivo resgatar a literatura oral dos vários grupos étnicos que conformam o país e transmiti-la às novas gerações, refere o documento a que OPAÍS teve acesso Os provérbios das várias línguas nacionais foram reunidos entre Julho a Dezembro do ano corrente, através da produção de material educativo para crianças e jovens, na forma de áudios e filmes de animação.
A par de criar um arquivo composto por áudios e filmes animados, o projecto capacitou músicos angolanos sobre como transformar os provérbios seleccionados em melodias inspiradas na tradição musical nacional, integrando os sons e instrumentos tradicionais das suas culturas. Segundo o documento, pretende-se com esta iniciativa dar resposta à urgência em resgatar do esquecimento a literatura oral dos povos de Angola.
Uma acção que será desenvolvida com o desenho deste projecto educativo, com base nos provérbios, uma forma antiga de aconselhamento e transmissão de conhecimento e normais sociais que se apoia nas rimas, na lógica e na narrativa para facilitar a memorização.
“Jisabu nasceu do reconhecimento de que a maioria dos cidadãos urbanos actualmente fala apenas português e não tem acesso ao património linguístico ancestral do país”, lê-se.
Para melhor apreciação, a 9FILMS formou os ilustradores que produziram os filmes de animação que ilustram os provérbios. O trabalho encontra-se disponível para consulta livre em “Lugânzi – O Arquivo Vivo” (www.luganzi.net), plataforma digital de educação artística e cultural focada na pesquisa, produção e publicação digital de conhecimento nas áreas da Arte, Design e Cultura em Angola.