O encontro com Zelensky surge numa altura em que a administração norte-americana tenta aumentar a pressão sobre o Congresso, onde há um bloqueio à aprovação de um novo pacote de ajuda à Ucrânia na guerra com a Rússia.
Os Estados Unidos são, actualmente, o maior fornecedor de apoio militar a Kiev, com apoios aprovados no valor de mais de 110 mil milhões de dólares desde a invasão da Rússia, em Fevereiro de 2022.
O Congresso está a bloquear um pacote de mais de 106 mil milhões de dólares que Biden pediu insistentemente, que inclui fundos para a Ucrânia e para Israel.
Os eleitos pelo Partido Republicano estão a exigir concessões significativas na política de imigração dos Estados Unidos em troca dos seus votos.
Zelensky, que iniciou, na Segunda-feira, uma visita de trabalho aos Estados Unidos, reafirmou, já em solo norte-americano, a necessidade de Kiev receber mais fundos para se defender da Rússia, frisando que qualquer atraso na ajuda à Ucrânia “é um sonho tornado realidade” para o líder russo, Vladimir Putin.