A carga de chuva que caiu sobre a província do Cuando Cubango, entre o final da última semana e o princípio desta, provocou a morte de seis pessoas, naquela parte do país, de acordo com dados do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros local a que o jornal OPAÍS teve acesso
Os casos ocorreram, principalmente, nos municípios de Menongue, Cuchi e Mavinga, onde, além de três vítimas mortais, foram registados também o desabamento de 20 residências e a danificação parcial de outras quatro.
No município do Cuchi, particularmente, assistiram-se a fortes quedas pluviométricas acompanhadas de trovoadas, ventos e relâmpagos, na passada Sexta-feira, 8, provocando, danos humanos, materiais e ambientais.
O número de estragos materiais e humanos causados pelas chuvas, na província do Cuando Cubango, foi considerado preocupante pelo SPCB, pelo facto de, como referem os dados, estarem a afligir o Comando local deste órgão.
Para somar às seis vítimas mortais, no Cuando Cubango, as chuvas afectaram, durante o período em referência, cinco pessoas, três das quais perderam a vida em Mavinga, no interior das suas residências.
Enquanto isso, em Menongue, três cidadãs com idades compreendidas entre 18 e 61 anos, membros da mesma uma família, foram atingidas por uma descarga atmosférica, numa localidade que dista oito quilómetros de Ndumbo, quando estas regressavam da lavra.
Porém, os efectivos do SPCB em conjunto com o Instituto de Emergências Médicas de Angola (INEMA) conseguiram socorrer com vida as vítimas.
Um outro caso de descarga atmosférica resultante das chuvas seguidas de fortes ventos e trovoadas fez igual número de vítimas com idades compreendidas entre 18 e 61 anos, no mesmo município. As pessoas atingidas, que sofreram apenas desmaios, são membros da mesma família.
Relativamente aos danos materiais, além das casas e igrejas desabadas, o SPCB apontou a danificação de três televisores do tipo plasma de 32 polegadas com igual número de descodificadores afectados.
Os dados deste órgão do Ministério do Interior (MININT) dão conta que foram ainda observadas quedas de três árvores.
Por conta dessas ocorrências, o SPCB – Cuando Cubango apelou a população a fechar as portas e janelas, durante as chuvas, bem como evitar a permanência em locais abertos e o uso de telemóveis.
“Assim, apela-se aos cidadãos que, enquanto chover, as portas e janelas devem manter-se fechadas, não ficar em áreas abertas, usar telemóveis ou refugia-se sob árvores isoladas”, alertou.