Os estudantes cadastrados e contemplados com o passe social Giramais começam a beneficiar, a partir de hoje, 12 de Dezembro, em Benguela, deste documento disponibilizado pela Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI). A ENBI procede, hoje, ao cadastramento e a emissão do passe social Giramais para categoria estudantes, marcando o arranque do SNBI-Sistema Nacional de Bilhética Integrada, na província de Benguela. Numa primeira fase, os estudantes cadastrados e contemplados com o passe beneficiam de até 60 viagens grátis mensalmente nos transportes colectivos de passageiros.
A cerimónia terá lugar às 12 horas, na Escola 10 de Fevereiro, localizada no município sede da província de Benguela. Inicialmente serão montados postos de emissão do passe social Giramais em seis escolas do município sede da província, aonde os encarregados poderão dirigir-se para tratar o documento, estando para breve a abertura de lojas oficiais Giramais, nos municípios circunvizinhos da Catumbela e do Lobito.
Além do Colégio BG 1115 (10 de Fevereiro), que acolherá o acto de lançamento, segundo a nota de imprensa que chegou à redacção do jornal OPAÍS, os técnicos da ENBI vão cadastrar e emitir o passe social no Colégio BG 1118 (Kassequel 1), Colégio BG 0007 (Dangerreux), Escola do 1.° Ciclo BG 2011 Saydi Mingas, Complexo Escolar BG 2101 José Ilídio Manjenje e no Complexo Escolar do Ensino Especial BG 1038.
Para aceder ao programa inclusivo de mobilidade urbana para estudantes, os pais e encarregados de educação de alunos que frequentam o ensino primário (da 1.ª a 6.ª classes) e do ensino secundário (da 7.ª a 9.ª classes) deverão juntar uma cópia do documento de registo (cédula pessoal) ou de identificação pessoal (BI) do educando, três (3) fotografias tipo passe, 1.000 kwanzas para aquisição da folha de inscrição e uma cópia do BI do encarregado que solicita a adesão.
Antes da cerimónia de emissão dos passes, a ENBI, pelas 9 horas, assina os contratos de adesão ao SNBI com 13 operadoras locais de transportes colectivos de passageiros urbanos, que contará com a presença da directora Provincial dos Transportes, Cátia Cachuco. A assinatura dos contratos de adesão ao SNBI fará de Benguela a terceira província incorporada no Sistema Nacional de Bilhética Integrada no país, depois de Luanda e Huíla. Estão contempladas as transportadoras Rosalina Express, Transpacífico, Transpinto, Hermalina, Okuilavala, Nkole, Casa- fe, Ofecif, Engesab, Gepe, HHM e Filhos, H e L e JWBRAS.