O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, anunciou hoje, em Moçâmedes, que começa em 2024 a perfuração do primeiro poço no Bloco 30, na Bacia do Namibe.
O governante, que fez este anúncio na abertura do workshop sobre “Recursos Minerais, Petróleo e Gás”, salientou que a concretização da Bacia do Namibe será mais atractiva, devendo captar mais investimentos para a exploração e produção de hidrocarbonetos, bem como oportunidades surgirão para empresas locais e de prestação de serviços.
Indicou que o surgimento da actividade petrolífera no Namibe tem suscitado algumas inquietações sobre a coabitação entre as actividades pesqueiras e a petrolífera.
No entanto, enfatizou que a indústria petrolífera opera com as mais modernas terminologias de exploração e produção disponível no mercado, conferindo níveis de eficiência e segurança elevados, assegurando que os impactos adversos ao ambiente sejam considerados minimizados.
A província do Namibe, realçou, possui infraestruturas estratégicas como o Porto do Namibe, Porto Mineraleiro do Saco Mar e o Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM), que têm um papel importante no exercício da actividade ligadas à economia local e nacional, incluindo as actividades minerais e de apoio à indústria de petróleo e gás.
No workshop sobre Recursos Minerais, Petróleo e Gás, que decorre sob lema “Exploração sustentável dos recursos minerais, petróleo e gás”, os participantes debatem temas sobre legislação ambiental, recursos minerais, petróleo e gás, potencial ecológico da província do Namibe, potencial minério e oportunidades de negócio na província, facilidades de criação de pequenas indústrias no sector minério.