As crianças e jovens no Distrito Urbano do Zan- go 3, no município de Viana, poderão a partir de agora frequentar a biblioteca comunitária “Kan- dengue”, inaugurada recentemente pela Funda- ção BAI com o objectivo de promover o gosto pela leitura naquela localidade
A biblioteca possui um total de mil e125 obras literárias, distribuídas entre contos, livros pedagógicos e banda desenhada, nesta iniciativa que faz parte do Programa Social da Fundação, em desenvolver diferentes actividades ligadas à educação, saúde e cultura.
Para a Administradora da Fundação BAI, Tchissola Mosquito, esta é uma iniciativa que vai proporcionar aos mais pequenos e aos jovens um conjunto de desenvolvimentos, por observarem que leitura poderá proporcionar um desenvolvimento educacional e pessoal aos moradores da referida comunidade.
“Achamos que as bibliotecas fazem essa diferença na vida das crianças, o que vai proporcionar a crianças e jovens um desenvolvimento pessoal e educacional, a partir destes livros que foram doados por benfeitores que colaboram com a fundação”, frisou.
A inauguração contou também com a presença dos alunos da escola local Força de Vontade 5.120, onde a estudante da 9ª classe Anastácia Munanga, disse que o espaço representa muito para si, sendo que a partir deste momento os alunos da escola poderão ocupar-se nos tempos livres, ao invés de irem para outros locais.
A aluna considerou ser uma iniciativa bastante importante, que “vai acabar com a dificuldade de leitura”, naquela localidade. Quem também frisou a importância da abertura do espaço literário foi Henrique Simão, a frequentar a 8ª classe.
O estudante disse que a abertura da biblioteca vai-lhe ajudar na pesquisa e na distracção do dia-a-dia, já que tinham muita dificuldade em encontrar espaços para a realização da leitura.
Henriques manifestou ainda o desejo de ver a fundação a continuar com a implementação de projectos do género noutras localidades, para que as crianças e os jovens tenham a mesma oportunidade, de ocupar os seus tempos livres em contacto com os livros.
Gabinete Provincial da Educação enaltece iniciativa
No entanto, a directora do Gabinete Provincial da Educação em Luanda, Filomena Carlos, acredita que a inauguração da biblioteca representa a importância desta responsabilidade social, através dos relatos das pessoas que transformaram as suas vidas através deste projecto.
A responsável da educação frisou que para o sector educacional pesa a responsabilidade de continuar a potenciar a biblioteca, por formas a ajudar a comunidade, principalmente neste sector da educação. Segundo a mesma, “se houver uma mudança na educação simultaneamente muda o país”.