Pelo menos 50 idosos do distrito Urbano do Nova Vida, município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, foram formados, nessa Quarta-feira, sobre “Empreendedorismo Sénior na Terceira Idade”, pelo Projecto Dikota E6.0 da Fundação Ngana Zenza
Nesse projecto foram feitas duas formações com duração de uma hora e meia cada uma, contemplando, até ao momento, um total de 50 formandos. Em declarações à ANGOP, a gestora de projectos da fundação, Ana Rita da Silva, disse que depois do Distrito Urbano do Nova Vida , a actividade vai ser estendida ao município de Talatona, onde se espera formar dezenas de idosos.
A formação, segundo a gestora, visa, entre outros objectivos, sensibilizar a população dessa franja da sociedade, no sentido de adoptar hábitos de vida saudáveis, tendo em conta a prevenção de doenças comuns da terceira idade. “É necessário dar-se maior atenção à qualidade de vida dos idosos, realçou a responsável de projectos da Fundação Ngana Zenza.
Por sua vez, a administradora do Distrito Urbano do Nova Vida, Niria Leitão, mostrou-se visivelmente emocionada pela iniciativa do projecto, considerando uma mais-valia porque auxilia os “Dikota”. Niria Leitão disse que o intuito desse projecto é fazer com que os idosos compreendam como empreender com os recursos que têm, bem como começar neste mercado.
“Acreditamos que essa vai ser também uma responsabilidade da administração acompanhar o passar a palavra dos Dikota para partilhar o conhecimento que vão receber com os vizinhos, familiares e os mais próximos”, disse. A Plataforma Dikota E6.0 tem como foco a relação intergeracional, cultivando a solidariedade entre gerações e garantindo a passagem de valores e experiências, num contexto de aprendizagem mútua.