Sessenta e seis famílias da comuna do MonaQuimbundo, no município de Saurimo (Lunda Sul), ficaram desalojadas em consequência das fortes chuvas que se abateram nessa região, nas últimas 72 horas.
As famílias sinistradas solicitaram à Administração Municipal de Saurimo apoio em materias de construção para reerguer as casas e bens alimentares.
A província da Lunda Sul está a ser assolada por fortes chuvas há uma semana que, para além de destruir residências, afectou igualmente uma capela, bem como a devastação de lavras.
O administrador comunal do Mona-Quimbundo, Rafael Muximata, disse que os sinistrados estão abrigados em casas de familiares e vizinhos.
Garantiu que a instituição que dirige, em parceria com os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, vai apoiar as famílias sinistradas de MonaQuimbundo, 54 quilómetros da sede capital da província.
Apelou a população que insiste em construir moradias em zonas consideradas de risco a abandonarem esta prática, por forma a se evitar perdas de vidas humanas e bens.
Por outro lado, o responsável aconselhou as populações para não se abrigarem próximo de cabos eléctricos, não se aproximarem das valas de drenagem nem ficarem debaixo de árvores quando estiver a chover.
A comuna do Mona-Quimbundo possui uma superficie de 6.836 Km2 conta com uma população estimada em 18.924 habitantes.