Um lote de 11 toneladas de bens de primeira necessidade foi entregue, essa segunda-feira, em Menongue, a mais de 3 mil pessoas da comunidade Khoisan residentes em oito municípios do Cuando Cubango, numa iniciativa do governo, que visa melhorar a dieta alimentar desse grupo minoritário na região.
Trata-se de bens como arroz, massa alimentar, farinha de milho, óleo vegetal, sal, roupa usada, entre outros.
Em declarações à imprensa, no início do processo, a directora provincial do gabinete da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Aida Rosalina Pedro, deu a conhecer que os bens ora disponibilizados vão beneficiar à comunidade Khoisan dos municípios de Menongue, Mavinga, Nankova, Cuito Cuanavale, Calai, Cuangar, Dirico e Rivungo, com excepção do Cuchi.
Aida Rosalina Pedro informou que, além da componente alimentar e de assistência de outros produtos, arrancou, igualmente, um outro projecto de construção de habitações para aquele grupo etnolinguístico, para melhorar as condições habitacionais dessa comunidade.
De referir que a província do Cuando Cubango possui, actualmente, mais de 12 mil pessoas da comunidade San, igualmente conhecidos por Kamussequeles, dos quais 3 mil e 12 vivem no município do Dirico, considerada a localidade com mais pessoas desse grupo.