Comité de Política Monetária revela queda das receitas de exportação, mas também expansão de mais de 1,4% do crédito à economia e Reservas Internacionais superiores a sete meses de importação
As exportações angolanas registaram uma queda de 32,12%, levando a uma redução das receitas de exportação na ordem dos 13,92 mil milhões de dólares, conforme os dados apresentados durante o Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (BNA).
Como consequência, a oferta de divisas no mercado cambial situou-se em 8,43 mil milhões dó- lares, uma redução de 28,66% comparativamente ao montante transacionado no mesmo período do ano passado.
Mas, apesar do transtorno e de uma queda de 12,33 mil milhões de dólares na conta de bens, esta manteve o saldo superavitário da conta de bens, situando-se nos 16,83 mil milhões de dólares nos dez primeiros meses de 2023. O valor é o mais baixo que os 29,16 mil milhões de dólares registados em igual período do ano anterior, já que caiu 42,27%, mas ainda assim fica em terrenos positivos.
Por outro lado, as Reservas Internacionais, diz o Banco Nacional, correspondem a uma cobertura de sete meses e meio de importação de bens e serviços. São 14,2 mil milhões de dólares disponíveis no stock das Reservas Internacionais do Banco Nacional de Angola no fim do mês de Outubro, como se evidenciou durante o Comité de Política Monetária, que aconteceu recentemente.
POR: Ladislau Francisco