Os técnicos que trabalham para a empresa, fundamentalmente na montagem das torres, são todos angolanos. Cada vez que avançam pelo país criam-se mais empregos directos e indirectos
A telefonia móvel Africell vai fazer investimentos para o próximo ano na ordem de USD 10 milhões em cerca de 700 novas torres, o que vai permitir a duplicação das actuais. A informação foi avançada, recentemente, pelo novo CEO da empresa em Angola, Jorge Vazquez, que explica que cada torre custa 150 mil dólares, mas esclarece que o investimento não é apenas em material técnico, é também no capital humano.
“Estamos a fazer investimento tendo em conta a expansão dos serviços para mais quatro províncias do país, com o fim de se atingir a cobertura nacional do sinal da operadora nos próximos tempos”, avançou, acrescentando que “este é o plano para 2024”. Quanto à concorrência, diz que é política da empresa olhar primeiro para dentro e só depois é que se olha para fora, argumentando que não estão preocupados, pelo que vão continuara a fazer investimentos para atingir a excelência em termos de prestação de serviços.
“Nos últimos 15 meses, desde que instalamos o nosso sinal há coisas que fizemos bem e há outras que precisam ser bem feitas. É para isso que estamos a olhar neste momento, pois há coisas que precisamos melhorar antes de olharmos para os outros”, disse o gestor. Neste sentido, destacou o capital humano como prioridade, dizendo que vão apostar na formação de quadros, pois o mercado não tem muita gente formada especificamente para o ramo da telefonia. Referiu mesmo que o capital humano é uma das prioridades da sua gestão.
Disse ainda que os técnicos que trabalham para a empresa, fundamentalmente na montagem das torres, são todos angolanos. Sublinha que cada vez que avançam pelo país criam-se mais empregos directos e indirectos. “Queremos ter mais angolanos na empresa e com cargos de direcção e chefia. E já temos alguns”, disse. Com mais de um ano de presença em Angola, a Africell disputa o mercado com a Unitel, Movicel, enquanto operadoras de telefonia móvel.