O número de acidentes de viação aumentou de 398 para 545 este ano, com um registo de 113 mortes (mais cinco) e 664 feridos (mais 43), em relação a 2022, fruto do desacato e negligência ao código de estrada. O Governo Provincial de Malanje, que fez essa revelação numa mensagem por ocasião da efeméride assinalada ontem, afirmou que tais acidentes causaram danos materiais avaliados em 135 milhões, 700 mil e 125 kwanzas, afectando muitas famílias.
Por esse facto, na mensagem realça-se que 98 por cento dos sinistros rodoviários são provoca- dos por erros humanos e apela-se para o reforço da condução defensiva por parte dos automobilistas, bem como ao cumprimento rigoroso das regras de trânsito, segundo a Angop.
“As metas para a redução da sinistralidade rodoviária na província passam sobretudo pela mudança de comportamento, seguidas das medidas legislativas, educativas e outras aliadas às campanhas preventivas”, refere a nota. Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5 milhões de pessoas morrem e milhares ficam feri- das, diariamente, por acidentes de viação no mundo.