As obras de requalificação de algumas vias secundárias e terciárias da província de Luanda estarão concluídas antes do final do primeiro trimestre de 2024, garantiu, ontem, Terça-feira, o governador Manuel Homem
O governante falava à imprensa no final de uma visita de constatação às obras das ruas Lino Amezaga e Ilha da Madeira ( distrito do Rangel) e da travessa Akwa Sambila, no distrito do Sambizanga. Os trabalhos de requalificação na rua principal Lino Amezaga tiveram início em Outubro de 2022, abrangendo um total de 1.200 quilómetros de extensão, que passará por uma intervenção profunda, com a reestruturação das redes eléctrica, de saneamento, drenagem de águas pluviais e residuais, reabilitação de passeios, lancis, pavimento asfáltico e arborização.
Segundo Manuel Homem, as obras apresentam uma evolução satisfatória e antes do final de 2023 algumas vias já estarão disponíveis aos cidadãos. “Na Lino Amezaga, tivemos alguns constrangimentos com infra-estruturas eléctricas como cabos de alta tensão que tinham de ser substituídos, o que levou a algum atraso nas obras hoje podemos constatar a evolução das obras e tudo aponta que no primeiro trimestre de 2024, provavelmente em Março, as obras estarão 100 por cento concluídas.
Com relação as travessas, Manuel Homem explicou que nesta primeira fase as prioridades são as ruas principais, porque dão corpo aos distritos, bem como se está já a preparar a intervenção nas vias terciárias, que vão beneficiar de terraplanagem e um trabalho que permita o escoamento das águas com mais facilidade, enquanto se estudam soluções definitivas para as mesmas.
Manuel Homem lembrou que o programa de infra-estruturas das vias de Luanda também tem outras acções para quase todos os municípios. “ Recentemente, o Presidente da República aprovou o programa de reestruturação de vias de Luanda. Por isso, estaremos a trabalhar nas vias de maior mobilidade como a do Zango, Kifica, Cabolombo e Viana”, disse