A companhia Cia Vela apresenta, em sessão especial, a peça “Lúpulo”, que retrata o quotidiano das famílias angolanas, nesta quinta-feira, 16, às 19 horas, no projecto “Há Teatro no Caxinde”, em Luanda
Escrita por Manuel dos Santos, a obra aborda de forma acentuada as mais variadas consequências do abuso, o uso excessivo de álcool no seio das famílias angolanas que têm como padrão a componente ‘estruturação’. Estreada em 2013, “Lúpulo” é uma obra que gira em torno de Fidel, um funcionário público que vê sua família a desmoronar por consequência de seu estado patológico alcoólatra.
Ao passar dos meses, Fidel fica cada vez mais numa situação lamentável, ao ponto de se separar da mulher e dos filhos. Por conta disso, tornase num pedinte “miserável” da vizinhança. De acordo com Lena Guedes, mentora do projecto, trata-se de um espectáculo reflexivo que retrata de forma dramática às vivências das famílias angolanas. “A peça faz um retrato dos acontecimentos quotidianos das famílias angolanas.
Faz ainda uma acentuada abordagem sobre as várias consequências do uso excessivo de álcool, que destrói facilmente estas famílias”, apontou. Neste drama entram em cena Manuel Camacodia e Helena Palma, que dão vida às personagens deste espectáculo dramático. De acordo com Lena, a presente exibição vai permitir a união entre gerações, visto que Helena Palma faz parte da segunda geração do teatro angolano após independência.
“Para esta próxima exibição, o monólogo contará com a apresentação de dois actores em palco, em especial a actriz convidada Helena Palma, que é um monstro do teatro angolano”, observou Lena Guedes avançou que a peça consta das actividades teatrais realizadas periodicamente no Chá de Caxinde, uma iniciativa cultural que promove a apresentação e divulgação de espectáculos teatrais. A Mostra é resultante de uma parceria entre a Fabiwil, empresa gestora de eventos culturais, com o restaurante, bar e espaço cultural Chá de Caxinde através do “Há teatro no Caxinde”, que se estreou em Abril do corrente ano.