Uma menor de 16 anos de idade foi transformada em esposa de um senhor de 50 anos de idade. O senhor deu um milhão de kwanzas à mãe da menor para que esta aceitasse a proposta de fazer da filha sua esposa
A equipa do SOS criança, na província da Lunda-Norte, recebeu um total de 12 denúncias, na última semana, com destaque para um caso muito caricato de venda de uma menor, que chocou a sociedade local. Na denúncia, a que o jornal OPAÍS teve acesso através da porta-voz do INAC, Rosalina Domingos, o caso é tido como abuso sexual, que ocorreu no município de Chitato, cuja vítima tem 16 anos de idade.
De acordo com a queixa, o abusador é um indivíduo de 50 anos de idade que ofereceu a quantia de um milhão de kwanzas à mãe. Por conta disso, o homem de 50 anos de idade vive com a criança de 16 anos, mantendo um relacionamento de marido e mulher há sensivelmente 5 meses.
O caso está a ser acompanhado pelas instituições competentes. Voltando para a capital do país, Luanda, a equipa registou 51 denúncias, com destaque para os seguintes municípios: Viana, com quatro denúncias, com destaque para uma de abuso sexual cuja vítima é uma criança de sete anos de idade do sexo masculino. De acordo com a queixa, o abuso foi praticado pelo irmão de 25 anos de ida- de, que está detido numa das esquadras da localidade.
No município do Kilamba Kiaxi também foi reportado um caso de abuso sexual, sendo vítima uma criança de 12 anos, praticado por um suposto pastor. O líder religioso tem praticado esse crime reiteradas vezes, de acordo com a denúncia e, com esta menor em particular, começou quando ela tinha 10 anos.
A criança estava doente e foi internada na igreja do referido pastor, pelo que passados dois anos, os abusos continuaram, o que fez com que a criança ficasse concebida de três meses. Entretanto, o suposto pastor ainda se encontra foragido.