Cinco meses depois da última visita de constatação às obras, o Presidente da República, João Loureço, procede hoje ao corte da fita que simboliza a inauguração oficial do novo aeroporto internacional de Luanda (NAIL)
A agenda do evento reserva, para o primeiro momento, a aterragem e baptismo do primeiro voo, com diferentes convidados na presença do Presidente da República, por volta das 9 horas. Uma hora depois, a delegação presidencial efectuará uma visita à estação ferroviária, a que se seguirá o momento mais alto do dia, a inauguração do aeroporto baptizado por Dr. António Agostinho Neto, em homenagem ao primeiro Presidente de Angola.
Posteriormente, João Loureço e a sua delegação farão uma visita guiada à infra-estrutura, particularmente aos quatro terminais, três de passageiros e um de carga. No evento de hoje serão entregues, também, o certificado provisório da infra-estrutura aeroportuária pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), entidade administrativa independente, responsável pela regulação e fiscalização das actividades da aviação civil.
Acto semelhante far-se-á com a Administração Geral Tributária (AGT), que receberá o certificado aduaneiro do terminal de carga. A última parte do programa reserva mais três momentos, sendo o primeiro o voo em baixa altitude realizado pela Força Aérea Nacional (FAN), com aviões K8, a que se segue um coffee break reservado ao Presidente da República e os seus convidados. O acto encerra com um momento solene cultural.