A província do Namibe continua a enfrentar diversas dificuldades no sector da educação, com destaque para a falta de salas de aulas e professores para retirar as mais de 20 mil crianças que se encontram fora do sistema normal de ensino
Ao todo são necessárias um total de 339 salas de aulas e 1.968 professores para atender plenamente as necessidades do sector da educação, principalmente no ensino primário, nos cinco municípios que compõem aquela província do litoral, nomeadamente Tômbwa, Virei, Camucuio, Bibala e Moçâmedes.
Esta informação foi avançada pelo director do Gabinete Provincial da Educação no Namibe, Agostinho Sebastião Neto, que considera que a situação tem vindo a contribuir para o aumento do número de crianças em idade escolar fora do sistema normal de ensino, bem como a existência de turmas que funcionam por baixo de árvores.
De acordo com o responsável, a exiguidade de salas de aulas faz com que mais de 20 mil crianças em idade escolar estejam fora do sistema normal de ensino. A par da falta de centenas de salas de aulas que ainda é registada no Namibe, Agostinho Neto informou que há também uma gritante falta de professores para responder satisfatoriamente a demanda.
Segundo o responsável da educação, para minimizar o quadro são necessários, em toda a província, do cerca de 1.968 professores, sendo que a maior necessidade recai para o ensino primário em todos os municípios do Namibe. Agostinho Neto explicou que o défice de professores foi provocado pelos pedidos de transferência, passagem à reforma e doenças graves dos docentes. “Este défice foi gerado por transferência, passagem para a reforma, demissões e morte.
Este ano em que foi aberto um concurso público de admissão, cujo processo de inscrição e selecção ainda decorrem, foi-nos atribuída uma quota de apenas 236 vagas, que está muito longe das nossas necessidades”, disse. Ainda assim, Agostinho Neto sublinha que se construiu diversas aulas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com vista a reduzir o número de crianças que se encontram fora do sistema de ensino.
“No âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a província teve ganhos significativos, marcados com a entrada em funcionamento de mais salas de aulas bem como outras que foram entregues por algumas empresas privadas que actuam no Namibe, no âmbito da sua responsabilidade social corporativa”, frisou. Acrescentou de seguida que isso “está a contribuir para a redução de crianças em idade escolar que ainda se encontram fora do sistema normal de ensino”.
Por outro lado, o director do Gabinete Provincial da Educação no Namibe revelou que está em curso a elaboração de um projecto de escolas itinerantes para atender as necessidades das famílias transumantes, mas a sua aplicação efectiva depende da aprovação da Assembleia Nacional