A taxa de ocupação em hotéis de referência do Lubango, província da Huíla, atingiu uma média de 90 por cento no feriado alusivo ao Dia dos Finados. A informação foi avançada ontem, nesta cidade, pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto da Huíla, Osvaldo Lunda, referindo tratar-se de turistas internos provenientes de Benguela, Luanda e Namibe, assim como estrangeiros da Namíbia, África do Sul e Alemanha. Realçou que nas unidades de referência, o realce recai para o Casper Lodje, Novo Hotel e Serra da Chela, que se destacaram com 100% de ocupação.
Declarou ser uma constante ter essas taxas, de 80 a 90 por cento, nos feriados prolongados de forma gradual, desde 2022, e às vezes atinge os 100%, ao passo que em dias normais tem variado entre os 40 e 50 por cento. Segundo a fonte, os hotéis têm feito um trabalho de reforço para que aos fins-de-semana normais a taxa de ocupação esteja acima dos 70 por cento, mediante programas de promoção local. Um desafio que ainda pesa contra um maior aumento na ocupação nas unidades, conforme Osvaldo Lunda, está ligado aos valores cobrados pelas tarifas aéreas, que, na visão dos turistas, poderiam ser mais baixos.
“Temos um número de turistas que vêm por estrada e existe vias com troços que tem dificultado também o processo, no entanto, aguardamos para serem intervencionadas para assim melhorar a mobilidade dos turistas”, manifestou. A província da Huíla controla 14 hotéis e resorts, 135 hospedarias e similares, 137 restaurantes, 25 agências de viagens, das quais apenas 50 por cento está funcional, 860 snackbar e 20 monumentos, bem como 86 centros turísticos.