As obras de reabilitação da Estrada Nacional 230, no troço Malanje/Rio Lui, numa extensão de cerca de 116 quilómetros, em direcção à província da Lunda-Sul, podem ficar concluídas ainda na primeira semana do mês de Novembro.
A informação foi avançada, ontem, pelo director-geral do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), Henriques Vitorino, tendo realçado que os empreiteiros dos três lotes (Malanje/Mucari/Rio Lui) estão a terminar os trabalhos.
O responsável, que fez uma avaliação positiva das obras Saurimo/Malanje, num percurso de cerca de 600 quilómetros, garantiu que o maior obstáculo foi vencido e a estrada tem nova cara no desfiladeiro da Serra de Cabatuquila.
“O que estava a preocupar era o morro de Cabatuquila, mas foi feito um belo trabalho e os usuários deste itinerário não terão dificuldades de trafegar”, acrescentou.
O lote 1 que liga Malanje/Mucari (57 quilómetros) está a ser intervencionado pela CRBC, enquanto a Carmon trabalha no lote 2A, Mucari/Morro de Cabatuquila (30 quilómetros).
Já a empresa Pan China intervém no lote 2B, numa extensão de 28 quilómetros, que liga o morro de Cabatuquila/Rio Lui.
A visita de constatação mensal, que teve início na província da Lunda-Sul a Malanje, foi encabeçada pelo secretário de Estado das Obras Públicas, Manuel Molares D’Abril, que garantiu que os empreiteiros estão a cumprir os prazos acordados.