O Presidente do parlamento do Tuvulu, Samuelu Penitala Teo foi, ontem, anunciado como vencedor do prémio “Cremer-Passy”, edição 2023, durante o debate geral da 147ª Assembleia da União Inter-Parlamentar (UIP), que decorre na capital angolana
A apresentar o prémio esteve Milton Dik, presidente do parlamento australiano, país que propôs a nomeacão do presidente do Tuvalu, em nome do grupo da Ásia-Pacífico.
O grupo reconheceu o empenho de longa data de Samuelu Penitala Teo, nas suas accões em favor do climática, ao longo da sua carreira parlamentar que começou em 1998.
Em 2001, Samuelu Penitala Teofoi ministro dos Recursos Naturais do Tuvalu, e em 2015 foi nomeado enviado especial para as alterações climáticas, tendo-se tornado, em 2018, enviado especial para redução de riscos e desastres, e um ano mais tarde, em 2019, tornou-se presidente do parlamento do pequeno país da Oceania.
Ao longo da sua carreira parlamentar Sameu Teo viajou pelo mundo chamando atenção para a acção civil em prol do clima.
Na sua curta declaração, Samuelu Penitala Teo agradeceu ao governo angolano pela calorosa recpção, tendo apelado UIP pela ao redobrar de esforços para acções que visam toran o mundo um lugar melhor para se viver.
Biografia Samuelu Penitala Teo foi eleito pela primeira vez para o Parlamento do Tuvalu nas eleições gerais de 1998 para representar o círculo eleitoral de Niutao.
Foi ministro das Obras, Energia e Comunicações nos governos liderados por Ionatana Ionatana (1999-2000) e Lagitupu Tuilimu (2000-2001).
Foi ainda ministro dos Recursos Naturais nos governos liderados por Faimalaga Luka (2001) e Koloa Talake (2001–2002).
Foi reeleito nas eleições gerais tuvaluanas de 2002, tendo posteriormente perdido o assento nas eleições gerais tuvaluanas de 2006, quando a votação do eleitorado tuvaluano resultou na eleição de 8 novos membros para o parlamento de 15 membros.
Após as eleições gerais de Tuvalu em 2019, em 19 de Setembro de 2019, os membros do parlamento elegeram Kausea Natano de Funafuti como primeiro-ministro; e Teo foi eleito Presidente do Parlamento de Tuvalu.
Prémio Cremer-Passy O prémio chama-se “Cremer-Passy”, em homenagem aos fundadores da União Inter-Parlamentar, no caso os parlamentares Frédéric Passy, da França, e Sir William Rendall Cremer, do Reino Unido, que criaram a UIP em 1889.
Em 2022, o prémio inaugural foi atribuído, excepcionalmente, a dois nomeados, sendo uma mulher e um grupo liderado por um homem para sublinhar a igualdade de género na UIP. Tuvalu é um país da Polinésia, constituído territorialmente por nove atóis (ilha em forma de anel composta por corais).
O pequeno país da Oceania ocupa uma área de 26 km², na qual vivem cerca de 11 mil habitantes.” O nome Tuvalu significa “grupo de oito”, representando as oito ilhas habitadas do país.
Este pequeno país corre sério risco de desaparecer do mapa, pois o seu território tem uma altitude não superior a 5 metros acima do nível do mar. Diante disto, com o aquecimento global e a elevação dos oceanos, Tuvalu pode ser totalmente submerso pelas águas do Pacífico.