Uma delegação, composta por cinco deputados portugueses, visitou, na última quinta-feira, a Administração Municipal de Luanda, onde, depois de ter sido apresentado o diagnóstico da cidade pela a administradora, Milca Caquesse, recomendou que se prestasse maior atenção à questão dos transportes públicos
De acordo com o porta-voz da delegação, o deputado, Carlos Pereira, a Administração fez um bom diagnóstico dos problemas e demonstrou “conhecer a casa”, tendo reconhecido que, tal como em Portugal, os problemas não se resolvem todos num único momento.
O parlamentar referiu que, para o caso da cidade de Luanda, a questão dos transportes públicos deve merecer prioridade, por entender que, não se faz turismo e nem atração de investimentos sem o funcionamento pleno do sector dos transportes.
Por outro lado, a aposta na educação e a questão da segurança foram entre outras recomendações que os parlamentares portugueses deixaram à actual gestão do município de Luanda.
Projectos em curso
Durante o encontro com os parlamentares luso, a administradora municipal apresentou, em video institucional, os projectos em curso que poderão mudar a vida dos munícipes.
No sector da Educação, por exemplo, Milca Caquesse disse que o município de Luanda conta com 504 escolas, número que considerou insuficiente pelo facto da circunscrição ter ainda muitas crianças fora do sistema de ensino e a densidade populacional tende a dobrar.
No sector do meio ambiente, a governante fez saber que há um trabalho de arborização que está em curso com o objectivo de tornar o município de Luanda numa das 10 cidades mais verdes nos próximos cinco anos”.
Já da parte dos deputados ficou a promessa de advogarem junto dos empresários portugueses a escalarem Luanda em busca de parcerias. Para isso, os parlamentares manifestaram abertura para maior interação e troca de experiência entre as cidades angolanas e portuguesas.
De referir que a delegação de deputados portugueses visitou a Administração Municipal de Luanda no quadro da realização, na capital do país, da 147ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar, que encerra.
Por: José Zangui