Mil e 29 casos de tuberculose foram diagnosticados no período de Janeiro a Setembro do corrente ano, em diferentes unidades sanitárias da província do Cunene, com um aumento de 175 casos, comparativamente ao igual período de 2022.
A informação foi prestada essa Quarta-feira à ANGOP, pelo director em exercício do gabinete provincial da Saúde no Cunene, Belarmino Satyohamba, realçando que dos casos diagnosticados 260 foram recuperados e 37 resultaram em óbito, com um incremento de 16 mortes.
Belarmino Satyohamba apontou ainda o registo de 256 casos de abandono ao tratamento da doença, por negligência da parte dos pacientes que, depois de notarem melhorias, decidem interromper a medicação antes de completar os seis meses recomendados.
Para diminuição do surgimento de novos casos, informou que o sector fornece com regularidade medicamentos. Belarmino Satyohamba aconselhou aos pacientes diagnosticados no sentido de procurar as unidades sanitárias, logo após os primeiros sintomas da doença.
A província conta com 38 unidades vocacionadas ao diagnóstico e tratamento da doença.
A tuberculose é uma doença infecciosa que afecta principalmente os pulmões, causando tosse, expectoração, perda de peso, dor no peito, entre outros.