O Serviço de Investigação Criminal, em Malanje, deteve o cidadão nacional identificado por João Muhungo Moxi, de 24 anos de idade, pelo crime de adulteração de alimentos. A detenção ocorreu no bairro da Catepa, fruto de uma denúncia de alguns consumidores dos produtos que se queixavam de reação alérgica.
Os efectivos do SIC, segundo o porta-voz deste órgão na província de Malanje, Augusto André, após tomarem conhecimento da situação, desencadearam uma operação que culminou com a detenção, em flagrante delito, do cidadão em causa. João é o gerente da empresa que exercia a venda de carne congelada, mantidas em contentores frigoríficos, mas estas não estavam em melhores condições de conservação, uma vez que se registou a presença de germes no produto.
“Além da detenção do implicado, procedemos a apreensão de 66 caixas de carne de cada 10kg, imprópria para o consumo humano, que coloca em perigo a vida ou integridade da população”, disse. Das caixas já vendidas, muitas vendedoras ambulantes que comercializam a carne grelhada na via pública(vulgo pincho), não se apercebendo do estado avançado de putrefação do produto, disponibilizaram para a população que teve reação alérgica.