No final de uma visita guiada ao edifício sede da CNE, deputados britânicos apelaram ao respeito pelo processo democrático, tendo elogiado o nível de organização e responsabilidade a que são feitos os processos eleitorais em Angola
O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva “Manico”, recebeu, ontem, uma delegação composta por deputados britânicos que efectuou uma visita ao edifício sede da CNE, denominado Margaret Anstee No final da visita guiada, os oficiais britânicos consideram de grande honra o facto de o edifício ter sido “baptizado” com o nome de Margaret Anstee.
Durante a referida visita os parlamentares britânicos foram informados sobre o funcionamento do processo eleitoral em Angola. O deputado Lord Bernard, também membro do Império Britânico, considerou importante a troca de experiências com países em fase embrionária de democracia, a fim de poderem melhorar os seus processos democráticos.
“Fiquei impressionado com o edifício e tenho a certeza de que é um tributo muito importante para a senhora Margaret Anstee que ajudou o estabele- cimento da democracia neste país”, disse, avançando que, tal como acontece no Reino Unido que auguram que os processos eleitorais sejam sempre livres, justos e transparentes, espera que países como Angola, com uma democracia ainda jovem, sigam o mesmo exemplo.
Por seu turno, Tim Loughton, membro do Partido Conservador do Reino Unido, que disse ter ficado impressionado com a estrutura do edifício sede da CNE, afirmou que espera que o nível de democracia em Angola esteja a acompanhar o mesmo ritmo de desenvolvimento.
“É uma grande honra ter o nome de Margaret Anstee exposto no edifício, sendo o Reino Unido um país que ajuda os países para a transição democrática”, disse, defendendo a valorização da democracia em países em fase de transição. Mais de 10 deputados britânicos encontram-se em Luanda para participar da 47ª Assembleia da União Interparlamentar que a Capital angolana acolhe, de 23 a 27 de Outubro do ano em curso.