Um suposto caçador furtivo, no Parque de Cangandala, em Malanje, foi detido, ontem, sob fortes indícios de matar a tiro um fiscal de 44 anos, da Reserva Nacional do Luando, durante uma perseguição da qual o acusado era o alvo
O chefe do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC-Malanje, inspector-chefe Augusto André, adiantou que, mediante sequência investigativa, Paulo Morais, de 42 anos, foi detido por fortes indícios de vitimar mortalmente o cidadão que em vida se chamou Francisco Vontade.
O inspector-chefe Augusto André esclareceu que o delito ocorreu na passada Sexta-feira, 13, quando o infeliz realizava serviço de patrulhamento apeado no referido parque, em companhia de três colegas, e observaram vestígios de pegadas humanas, facto que os levou a seguirem as pistas. “Ao seguirem os vestígios, depararam-se com três supostos caçadores furtivos. Em perseguição, um dos mesmos terá efectuado um disparo com a referida arma, tendo algumas esferas atingido o malogrado na região torácica, do lado esquerdo, que resultou em morte. De seguida meteram-se a monte”, explicou.
O SIC após tomar conhecimento da ocorrência despoletou acções investigativas que culminaram na localização e consequente detenção do implicado. Porém, diligências estão em curso para deter os prófugos. “Salientar que o acusado será presente ao Ministério Público para o primeiro interrogatório e o posterior encaminhamento para o juíz de garantia para aplicação da medida de coação”, adiantou.
Cidadão corta à catana dedo do amigo por não pagar cervejas prometidas
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Malanje, por intermédio do seu Departamento Municipal de Cacuso, deteve um cidadão nacional identificado por Francisco Lenga, de 22 anos, implicado no crime de ofensas graves à integridade física, depois esquartejar os dedos do amigo por este negar pagar as cervejas que o prometeu De acordo com o chefe do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC/Malanje, inspector-chefe Augus- to André, os factos ocorreram no último Sábado, 21, no bairro União, quando o acusado, na condição de vizinhos, instou a vítima a pagar as cervejas que, supostamente, lhe foram prometidas.
“Este ao recusar, o implica- do dirigiu-se na sua residência, empunhou o objecto em causa e desferiu vários golpes no membro superior esquerdo, causando-lhe ferimentos graves no antebraço, e amputação do de- do polegar, deixando-o com deformidade permanente”, avançou o responsável. O SIC, continuou, após tomar conhecimento da ocorrência, despoletou acções investigativas que culminaram com a localização e consequentemente detenção do implicado. “Realçar que o cidadão detido será presente ao Ministério Público para actos que se impõem”, garantiu.