O Chefe de Estado, João Lourenço, está desde ontem, Quintafeira, em Nairobi, República do Quénia, a convite do seu homólogo William Ruto, para uma visita de Estado de dois dias
Para hoje, a agenda do Presidente da República reserva a participação num acto de celebração nacional (o Mashujaa Day) em campo aberto (Estádio de Futebol) como convidado das autoridades daquele país, ao lado do Presidente William Ruto.
Já no Sábado, 21, seu segundo dia de visita, terá lugar uma actividade no Palácio Presidencial, em Nairobi, com conversações entre os dois chefes de Estado e respectivas delegações, havendo também homenagem ao “pai fundador do Quénia”, Jomo Kenyatta, com a deposição de uma coroa de flores no seu mausóleu, em ambiente de solenidade.
Por outro lado, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, está igualmente na capital queniana para chefiar a delegação multissectorial angolana presente na 1ª Sessão da Comissão Mista de Cooperação Bilateral Angola-Quénia.
A Comissão Mista de Cooperação Bilateral é uma plataforma importante para fortalecer a cooperação bilateral existente entre dois países, visa melhorar e reforçar a cooperação bilateral, negociar e finalizar os instrumentos jurídicos existentes entre si e chegar a um acordo sobre novas áreas de cooperação.
“Angola e o Quénia têm muitos interesses em comum que podem ser aproveitados para o desenvolvimento das duas nações. Os dois países têm trabalhado afincadamente para que haja acordos com vantagens recíprocas em diversos sectores”, lê-se num documento a que OPAÍS teve acesso.
Contudo, as relações entre os dois países conheceram o ponto mais alto em 2012 com assinatura de quatro instrumentos jurídicos, nomeadamente o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, o Memorando de Entendimento sobre Consultas políticas entre o Ministério das Relações Exteriores de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Quénia, o Acordo sobre a Criação da Comissão bilateral e o Acordo para Operação de Serviços Aéreos entre e para além dos respectivos territórios, no domínio dos transportes.
Para além da companhia aérea Kenya Airways, que explora a rota Nairobi – Luanda com duas frequências semanais, de uma maneira geral ainda não houve a materialização efectiva dos instrumentos jurídicos assinados em 2012.
O quadro da cooperação bilateral entre Angola e o Quénia tomou novo rumo depois da visita do ministro Téte António a Nairóbi, a 19 de Agosto de 2021, com os acordos existentes a observaram outras oportunidades por explorar.
A dinâmica actual é caracterizada por contactos ao mais alto nível para a realização de um encontro de Estado entre Suas Excelências João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, e William Ruto, Presidente da República do Quénia.
Este encontro esperado poderá imprimir uma nova dinâmica na cooperação, principalmente nas áreas do Turismo, Agricultura, Petróleos, Educação e Saúde.
As relações entre angolanos e quenianos datam desde o período colonial com os encontros de Nakuru e Mombassa, em 1974, promovidos pelo fundador da nação queniana, o Presidente Jomo Kenyatta, com objectivo de juntar os três movimentos de libertação de Angola à volta de uma visão comum para o principal objectivo que era o da obtenção da independência de Angola.