Os EUA colocaram cerca de 2 mil soldados em estado de prontidão para possível envio para o Médio Oriente, em apoio a Israel, que está em guerra com o grupo islamita Hamas desde 07 de Outubro
As forças envolvidas poderão realiza missões de aconselhamento e assistênmento e assistência médica, segundo responsáveis do Pentágono, citados pelo Wall Street Journal e pela cadeia televisiva CNN.
No Sábado, Lloyd Austin já tinha anunciado que os Estados Unidos enviariam um segundo porta-aviões para o Mediterrâneo Oriental, a fim de “dissuadir acções hostis contra Israel ou qualquer esforço para expandir esta guerra”.
Esses anúncios ocorrem no momento em que o Presidente dos EUA, Joe Biden, é esperado em Israel, na Quarta-feira, para uma visita de solidariedade.
O grupo islamita Hamas lançou, no Sábado passado (07 de Outubro), um ataque surpresa contra Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.
Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias infraestruturas do Hamas na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e electricidade.
Os ataques já provocaram milhares de mortos e feridos nos dois territórios.