O Governo da Província do Bié reafirmou o compromisso de continuar a apoiar o desenvolvimento da mulher no meio rural e das suas famílias, dando mais oportunidades nos projectos de impacto social
Agarantia foi dada pela vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo, que falava neste Sábado, no município do Chitembo, no acto provincial do Dia Internacional da Mulher Rural, que se assinalou ontem, 15 de Outubro.
Segundo a vice-governadora, é preciso dar mais oportunidades à mulher rural, para que viva sem violência, que tenha acesso às terras para o cultivo, ao crédito bancário e outras políticas que possam contribuir para a igualdade e sua autonomia.
Defendeu um diálogo permanente entre as instituições do Estado, cooperativas e as próprias mulheres rurais, visando auscultar os principais problemas desta franja, para merecerem a devida atenção do Governo e parceiros.
Já o administrador do Chitembo, Alexandre José Celestino, enalteceu o papel da mulher no meio rural, no cultivo de alimentos, contribuindo desta forma no combate à fome e pobreza das famílias.
O evento foi ainda marcado pela dissertação de uma palestra subordinada ao tema “agricultura familiar para o desenvolvimento das comunidades e a entrega de peças de panos a mulheres camponesas”.
Houve ainda a entrega de inputs agrícolas a cooperativas de camponeses, bem como visitas às obras do PIIM na sede municipal do Chitembo, nomeadamente duas escolas de sete e 16 salas de aula, e ao campo polidesportivo.
A efeméride decorreu sob o lema “ Mulher no Meio Rural a Chave para o Desenvolvimento”.
O Dia Internacional da Mulher Rural foi implementado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e é comemorado todos os anos no dia 15 de Outubro, com objectivo de destacar o papel e a situação das mulheres das áreas rurais.