A selecção Nacional de futebol conhece, hoje, às 19 horas, os adversários da fase de grupos do CAN que a Côte d’Ivoire vai acolher no próximo ano
A Confederação Africana de Futebol (CAF) realiza, nesta noite, no Parc des Expositions, na cidade de Abidjan, o sorteio da fase de grupos da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que terá lugar na Côte d’Ivoire. Sabe este jornal que a cerimónia contará com a presença dos representantes das 16 selecções qualificadas para a competição que se disputa de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro do próximo ano.
As formações apuradas foram repartidas em quatro potes, com base do ranking da entidade reitora da modalidade no “continente berço”. De resto, os Palancas Negras, às ordens de Pedro Gonçalves, figuram no pote 4 com as selecções da Guiné Bissau, Moçambique, Namíbia, Gâmbia e Tanzânia. Por seu lado, República Democrática do Congo (RDC), Ghana, Mali, Nigéria, Camarões e Burkina Faso estão inseridos no pote 2.
A confederação africana, sob a liderança do sul-africano Patrice Motsepe, colocou a Mauritânia, Guiné Equatorial, Guiné Conacri, Zâmbia, África do Sul e Cabo Verde no pote 3. Já o pote 1 é formado pelas formações da Côte d’Ivoire (país organizador), Marrocos (semi-finalista do Campeonato do Mundo Qatar), Senegal (campeão africano de 2022), Tunísia, Egipto, assim como Argélia. A selecção angolana garantiu o apuramento à fase final do evento continental após ter termina- do na segunda posição do grupo E da fase eliminar com nove pontos.