O antigo director municipal do Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Menongue (Cuando Cubango), intendente criminal Paulo Dias de Novais, foi condenado ontem a três anos de prisão, com pena suspensa, por crime de extorsão e abuso de poder.
De acordo com o acórdão lido pelo juiz da causa do Tribunal da Comarca da sede capital do Cuando Cubango, Rogério Baptista Luini, o réu vai ainda pagar 250 mil kwanzas de taxa de justiça, assim como deverá se apresentar mensalmente ao cartório do Tribunal da Comarca de Menongue. Nos autos, ficou provado que Paulo Dias de Novais exigiu 600 mil kwanzas a dois criminosos, acusados de tráfico de arma de fogo, para a resolução do processo-crime.
Na altura, o intendente criminal chefiou uma equipa do SIC, que se deslocou à província do Huambo, com um mandado de captura dos dois criminosos. O ex-director municipal do SIC em Menongue teve a pena suspensa por não ter antecedentes criminais, mostrar arrependimento pela prática, pedir desculpas públicas, restituir os valores recebidos aos lesados e colaborar com a justiça na fase de instrução preparatória do processo-crime.