Um professor foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal, no Bié, por fortes suspeitas do cometimento do crime de Falsificação de Documentos, sendo que terá, supostamente, vendido um certificado de habilitações do Iº ciclo do ensino secundário a um cidadão de 17 anos, por 12 mil kwanzas De acordo com uma nota daquele órgão, a detenção ocorreu, no Município do Cuito, onde o professor, de 30 anos, afecto ao Complexo Escolar nº 110 Ebenezer, terá procedido o referido acto, no passado dia 04 de Agosto.
Os factos investigativos tiveram início depois de uma denúncia pública, que dava conta de um cidadão de 17 anos de idade que se beneficiou do documento em referência, mesmo sem frequentar aquela classe e a instituição de ensino. “Este documento possibilitou- o a se inscrever e ser admitido no Instituto Médio de Saúde (IMS). Nestes moldes, envolveu-se o SIC para as investigações inerentes.
Os resultados preliminares apontam que, presumivelmente, o implicado tenha recebido vantagem pecuniária na ordem de dez mil kwanzas”, refere. O certificado foi apreendido e o suspeito detido para ser presente ao Ministério Público que dará os próximos procedimentos referentes ao processo que, nesta altura, corre seus trâmites legais.