À coordenação do jornal OPAIS, saudações e óptima Sexta-feira, visto que o mês de Outubro está no seu introito! Como morador do São Paulo, em Luanda, devo elogiar o regresso da ordem naquela zona de comércio, visto que a desordem era demais.
Actualmente, quem passa pelo São Paulo consegue, à pé ou de carro, circular melhor no passeio e na estrada, porque as zungueiras, nossas mamãs e irmãs guerreiras, estão cada vez mais dentro do mercado, além de que os armazéns continuam encerrados, pois estão à espera de uma medida mais racional.
No interior do mercado estão todas as vendedeiras e elas, de forma organizada, vão fazendo as vendas sem colocar em perigo a convivência social. Isto graças ao trabalho do Governo Provincial de Luanda (GPL) e outros agentes que têm constribuído para o regresso da ordem ao São Paulo. Isto é um assunto que merece o meu mais vivo apoio ao Governo Provincial de Luanda, porque, nós, os moradores, já não sabíamos o que fazer com a desordem na zona e manchava a imagem da cidade.
Ainda assim, peço aos chefes dos fiscais para serem mais prudentes e pedagógicos com as nossas mamãs e irmãs teimosas zungueiras. Elas sabem que não podem vender em pontos proibidos, mas, de quando em vez, aproveitam-se da distração dos fiscais e dos polícias para travarem os clientes que se dirigem ao mercado.
Por isso, devo parafrasear um amigo que, quando chegou àquela zona, há dias, disse “afinal o Estado, em nome do Governo Provincial tem mesmo poder e quando quer faz”. Então, que a medida não fique por aí!
POR: Ginga Buta, Rua Comandante Bula