A reitora da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Virgínia Quartin, reafirmou, essa Quarta-feira, na cidade do Huambo, o compromisso de tornar a instituição numa referência nacional
A académica fez este compromisso quando apresentava o estado actual e o funcionamento da UJES, durante uma visita da VicePresidente da República, Esperança da Costa, que cumpre uma visita de três dias no Planalto Central.
Segundo a responsável, este desejo enquadra-se nos desafios, na visão da instituição universitária que compreende a 5ª Região Académica do país, e que ministra, até ao momento, 16 cursos de licenciatura e cinco de mestrado.
Disse que a instituição universitária tem cursos clássicos que poderão permitir atingir esta referência no contexto nacional.
A reitora apontou, ainda, como perspectiva, o reafirmamento da instituição na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), assegurando que se está a trabalhar para o efeito.
Nesta conformidade, fez saber que uma comissão está a trabalhar na extensão universitária ao nível do ranking da região.
No domínio da visão, manifestou o desejo de tornar a UJES numa instituição inovadora, empenhada na criação, preservação e divulgação do conhecimento nas várias áreas do saber e na prestação de serviços à comunidade em que se encontra inserida, a formação de quadro com qualidade e capacidade para enfrentar os desafios contemporâneos.
Quanto às perspectivas, anunciou a contratação, para breve, de 25 novos docentes e 12 investigadores, no quadro do concurso público a ser realizado, ainda, este ano.
No leque de actividades a realizar este ano, destacou a universidade na expo Qatar, a realizar-se em breve, com trabalhos de docentes da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e a implementação de projectos aprovados, recentemente, através do Centro de Serviços Científicos da África Austral para Mudanças Climáticas e Gestão Adaptativa de Terras ( SASSCAL ).
Criada em 2010, a Universidade José Eduardo dos Santos comporta as faculdades de Ciências Agrárias, Direito, Economia, Medicina, Medicina Veterinária e o Instituto Politécnico, e para o presente ano lectivo tem inscrito 7 mil e 769 estudantes, nos 16 cursos de licenciatura existentes.
Desde a sua existência já formou 8 mil e 933 licenciados e 195 mestres. Até ao ano lectivo 2020/2021, a UJES, que compõe a 5ª Região Académica, integrava as províncias do Bié, Moxico e Huambo, mas actualmente circunscrevese apenas a esta última.
A par da Universidade José Eduardo dos Santos, o outro organismo de ensino superior público na província do Huambo é o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED).
No sector privado conta com cinco institutos superiores privados, nomeadamente Ekuikui II, Politécnico Lusíada, Politécnico Sol Nascente, Católico e da Caála.