A capital angolana acolhe de hoje até Quinta- feira, 5, a 26ª Conferência Regional Africana da Interpol, que acontece no âmbito do acordo rubricado com esta organização de polícia internacional em Outubro de 2022, à margem da 90ª Sessão da Assembleia Geral da Interpol em Nova Deli, na Índia
Em Julho deste ano, Angola aprovou os termos deste acordo de cooperação durante a 5ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço. O acordo de cooperação entre Angola e a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) visa facilitar a cooperação policial internacional, bem como conceder privilégios e imunidades aos participantes da 26ª Conferência Regional Africana da Interpol – Angola 2023.
A conferência de Luanda se- rá prestigiada com a presença do Major-General Ahmed Naser Al-Raisi, presidente da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), que chegou à capital angolana no último Sábado, 30, a convite do ministro do Interior de Angola, Eugénio César Laborinho. O evento acontece num momento ante a celebração de duas grandes efemérides; o centenário da institucionalização da Interpol, bem como o 44º aniversário de Angola na organização.
Durante os três dias de reunião, os peritos vão abordar dentre outros temas – “A estratégia regional africana da Interpol no âmbito da prevenção e repressão da criminalidade organizada e transnacional” , com destaque para o cibercrime, crimes financeiros, de corrupção, tráfico de seres humanos e terrorismo. A conferência deve ainda ser- vir para o reforço da cooperação internacional em matéria de policial criminal. Segundo a organização, o evento contará com a presença de mais de 250 altos oficiais das distintas polícias de países africanos e de outros continentes, bem como de organizações internacionais.
A 25ª Conferência Regional Africana da Interpol aconteceu em Junho de 2022, em Cotonou, República do Benim. O encontro albergou cerca de 120 altos oficiais da polícia de 29 países africanos, que trataram de uma série de questões volta- das aos desafios actuais e crescentes, como a aplicação de leis sobre o terrorismo, cibercrime, crime financeiro e corrupção, tráfico de seres humanos e pirataria marítima. A Conferência Regional Africana da Interpol é o fórum que define e discute a estratégia de actuação da Interpol em África e a cooperação da Interpol com as Polícias africanas. As conferências regionais e continentais da Interpol constituem a terceira estatutária a nível da Organização Internacional de Polícia.
Encontro com a Vice-Presidente da República
Ontem, o presidente da Interpol, Ahmed Naser Al-Raisi, foi recebido em audiência pela Presidente da Assembleia Nacional, Esperança da Costa, a quem apresentou os elogios pela liderança de Angola pelos esforços no quadro da luta contra os crimes cibernéticos no continente africano. A falar aos jornalistas no final da audiência, Ahmed Naser Al- Raisi agradeceu as autoridades nacionais por terem permitido a realização no país do vigésimo-sexto encontro regional da organização.
O responsável salientou ainda que assegurou à Vice-Presidente da República o contínuo apoio da organização ao país na luta contra os crimes, especial- mente os cibernéticos, tal como aos outros Estados da região de África. Isso, acrescentou, pelo facto de “o crime transnacional afectar a todos e a melhor forma de combate-lo é no quadro de uma grande colaboração entre todos os países”. Criada em 1923, a Interpol tem como objectivo o combate a diversos tipos de crimes por meio da associação de agências de aplicação da lei de vários países. O país é membro da organização desde 6 de Outubro de 1982.