Um grupo de marginais, composto por seis elementos, foi detido recentemente pelo Serviço de Investigação Criminal no Huambo, após tentativa de assalto à mão armada a uma fábrica chinesa de blocos
A associação criminosa, criada em Junho do ano em curso, dedicava- se ao roubo qualificado de valores monetários à saída do banco e nos estabelecimentos comerciais, tendo como principais vítimas cidadãos expatriados. No âmbito da prevenção e repressão de crimes, o Serviço de Investigação Criminal desmantelou, segundo o porta-voz do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, a associação criminosa composta por seis elementos, com idades compreendidas entre os 26 e 56 anos, que planearam roubar valores monetários, numa fábrica de blocos, no sector do Dango, município sede.
O desmantelamento foi possível mediante um trabalho de investigação nos bairros de São Pedro e Dango, onde foram detidos. Em posse dos envolvidos foram encontradas duas armas de fogo do tipo AKM, com canos cerrados. “Com a detenção dos implicados, foi possível esclarecer vários crimes, com maior destaque o roubo de 4.262.700,00 de kwanzas, defronte ao BIC do Katchiungo, uma viatura de marca Hyundai (i10) e uma arma de fogo do tipo AKM”, disse.
O porta-voz realçou que a arma de fogo apreendida pertence ao segurança da referida instituição bancária, que lhe foi furtada no dia 29 de Agosto. Os marginais perpetraram ainda o roubo de 3.000.000,00 kwanzas, no dia 19 de Setembro 2023, no interior de um estabelecimento comercial, situado no mercado informal da Quissala, vulgo ‘Alemanha’. Os acusados foram apresentados ao Ministério Público, que os encaminhou a um juiz de garantias que, como medida de coacção pessoal, manteve a prisão.