No domínio das infra-estruturas (Egipto), assim como da agricultura (Países Baixos), os dois Estados pretendem o reforço da cooperação bilateral com Angola
A intenção foi manifesta- da pelos embaixadores dos dois países, nomeadamente Egipto e Países Baixos, depois de uma audiência que lhes foi concedida pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, nesta Quarta-feira, 27, em Luanda. Num primeiro momento, a líder da ‘casa das leis’ recebeu o embaixador da República Árabe do Egipto, Mohamed Safwat Ramadan Atta,, que está em fim mandato e aproveitou a ocasião para apresentar cumprimentos de despedida finda a missão diplomática que desempenhou no país.
O diplomata manifestou a vontade do seu país em aumentar o número de empresas que actuam no sector das infra-estruturas. Para o efeito, deverá visitar Angola, entre os dias 8 e 14 do próximo mês, o ministro da Habitação do seu país em resposta a um convite feito pelo titular da pasta das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos. Por outro lado, explicou que os canais diplomáticos estão a cuidar da agenda da visita do Presidente da República, João Lourenço, àquele país árabe.
“Queremos que seja célere. Regresso ao Cairo, em Outubro, mas a minha sucessora vai continuar a tratar desse programa”, apontou. Quanto às referências com que deixará o país, o diplomata egípcio referiu que sai de Angola com boa impressão, tendo aludido que desde 2016, data da sua entrada em funções, o volume de negócios entre os dois países tem registado crescimento, dando nota que Egipto está igualmente presente em Angola nas áreas da metalurgia e petroquímica.
O Presidente do Egipto, Abdel Fattah El-Sisi, visitou Angola em Junho, garantindo na ocasião que o seu país estava pronto para o incremento das relações bilaterais e de cooperação com Angola em vários domínios, com desta- que para a facilitação dos investi- mentos recíprocos. Na sua visita a Angola, acompanhado por uma delegação ministerial, Abdel Fattah El-Sisi disse que ambos os países continuam a trabalhar no reforço da cooperação em vários domínios e que recebeu com agrado o convite para regressar a Angola em 2025, nas comemorações dos 50 anos de independência. Mas, antes, é o Presidente angolano, João Lourenço, que deverá visitar o Egipto.
Países Baixos
Noutra audiência, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu o embaixador dos Países Baixos, acreditado em Angola, Ts Jard Roelf Hoerkstra. A saída do encontro disse terem abordado questões gerais, mas sobretudo económicas. A agricultura e energias renováveis tiveram no centro da conversa. Segundo o embaixador, Ts Jard Roelf Hoerkstra, Angola tem um potencial económico e que a Holanda é o maior distrubuir de frutas tropicais da Europa, daí que se pode estabelecer uma parceria perfeita.
Os Paises Baixos vão participar com uma delegação parlamentar na 147ª Assembleia Geral Interpalamentar (UIP). Aliás, ainda ontem, no período da tarde, a agenda da presidente da Assembleia Nacional reservou uma reunião técnica de avaliação aos preparativos da referida reunião, a decorrer de 23 a 27 de Outubro.
POR: José Zangui