Os líderes da China e Rússia, Xi Jinping e Vladimir Putin, respectivamente, declararam, nas vésperas da invasão da Ucrânia, em Fevereiro de 2022, uma amizade “sem limites” entre os dois países
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, vai viajar para a China em Outubro para reunir com o Presidente chinês, Xi Jinping, avança a Reuters, que cita Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Federação Russa “Em Outubro, esperamos negociações bilaterais completas entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e o Presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim”, disse Patrushev numa reunião em Moscovo com o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi.
Relações entre a China e a Rússia Os líderes da China e Rússia, Xi Jinping e Vladimir Putin, respectivamente, declararam, nas vésperas da invasão da Ucrânia, e Fevereiro de 2022, uma amizade “sem limites” entre os dois países.
Pequim bloqueou os esforços para condenar Moscovo nas Nações Unidas e repetiu as justificações russas para o ataque.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, está de visita à Rússia para reuniões no âmbito da segurança e colaboração na cena internacional. No mês passado, o ministro da Defesa chinês, Li Shangfu, visitou a Rússia e a Bielorrússia e apelou a uma cooperação militar mais estreita entre Pequim e Moscovo.
Nos últimos meses, os dois países realizaram patrulhas marítimas e aéreas conjuntas. Em Março passado, Xi fez uma visita de Estado à Rússia.
A China tem procurado posicionar-se como parte neutra na guerra na Ucrânia, ao mesmo tempo que oferece à Rússia, cada vez mais isolada na cena internacional, um apoio diplomático e financeiro crucial.