A cidade de Cabo (África do Sul) acolhe, de 19 a 21 deste mês, a 24ª Reunião Geral Anual da Rede de Fabricantes de Vacinas dos Países em Desenvolvimento (DCVMN- sigla em inglês), organizada pelo secretariado da Rede de Fabricação de Vacinas dos Países em Desenvolvimento em parceria com a Biovac.
O evento, cuja cerimónia de abertura será presidida pelo vice-presidente da África do Sul, Paul Mashatile, vai decorrer sob o lema: “Acelerar a produção regional sustentável de vacinas através de parcerias globais”.
Durante três dias, líderes da indústria global de saúde, representantes governamentais e de organizações multilaterais vão discutir, entre outros, temas sobre o acesso ao capital: removendo barreiras financeiras para a produção local nos países em desenvolvimento, o aceleramento da fabricação regional sustentável de vacinas e o fortalecimento da capacidade de produção de vacinas e prevenção de pandemias.
A aprendizagem e desenvolvimento de uma força de trabalho em vacinas no Sul Global, bem como o aproveitamento do poder das mulheres na expansão da cobertura vacinal, fazem igualmente parte da agenda de trabalho.
A Biovac é uma empresa biofarmacêutica integrada por mais de 40 fabricantes de vacinas de 15 países de África, América e da Ásia, para estabelecer a capacidade local de produção de vacinas e da gestão e segurança nacional de saúde.