Em alusão ao Dia do Herói Nacional, assinalado ontem, a Casa Cultura do Rangel “Njinga A Mbande” realiza na próxima Sextafeira, 22, o Sarau Cultural denominado “Celebrando Neto”, um evento que visa ‘eternizar’ os poemas de Agostinho Neto
Com início marcado para as 17 horas, nas instalações do referido centro cultural do distrito urbano do Rangel, o evento, que já vai na sua 5ª edição, tem por objectivo enaltecer a figura poética de Agostinho Neto, ressaltando os seus feitos para o engrandecimento da cultura nacional, em especial à poesia e à literatura.
Segundo Josefina Huambo, secretária da Casa de Cultura do Rangel, estão convidados 10 poetas que irão proporcionar um momento único de recital de poemas escritos por António Agostinho Neto, como uma forma de manter viva a memória do “Poeta Maior” e partilhar com o público os seus ensinamentos poéticos e históricos.
“Dos 10 poetas convidados, cada um deles vai declamar um poema da sua autoria e outro do Dr. Agostinho Neto, porque a actividade visa celebrar o mês do fundador da nação”, informou.
Exposição fotográfica
Segundo a organizadora, nesta edição o Sarau Cultural vai contar com diversas atracções, com destaque para uma exposição fotográfica que vai contar com mais de 30 fotos e 15 quadros, que vão ilustrar o trajecto do homenageado nas suas mais variadas dimensões artística e profissional.
Nesta galeria, explica a responsável, o público poderá ter a oportunidade de acompanhar, por meio das fotos expostas, aquilo que foram os feitos de Agostinho Neto enquanto poeta, escritor, político, profissional de saúde, assim como o nacionalista e primeiro Presidente da República de Angola.
“Diferente dos anos anteriores, neste ano decidimos incidir na figura de Agostinho Neto enquanto poeta e escritor.
Estas vertentes serão as mais destacadas na exposição”, frisou. Entre os poetas convidados destacam-se nomes como Bel Neto, África Gomes, Isabel Sango, Poeta Gago, Lesliana Ngola, Francisco Vidal, Domingos Dembo, Tatorio Kahalo, Azul Fénix e Salomão Daniel.
Música e Teatro
Além da poesia e literatura, a música e o teatro são as outras actracções também reservadas para abrilhantar a noite de Sextafeira dedicada ao enaltecimento da figura do poeta, político, médico, escritor e fundador da nação.
Do lado musical estão convidados os músicos, compositores e intérpretes Dassy Chandimba, Caetano Vilinga e Viostrings.
Já do lado teatral, o colectivo de Artes Twabixila levará ao palco daquele importante espaço cultural uma peça que retrata a vida poética e o contributo de Agostinho Neto em prol da cultura nacional.
Por: Bernardo Pires