Oito mil e 472 toneladas de fertilizantes foram distribuídos nos últimos três meses aos camponeses da província do Bié, para o reforço da campanha agrícola 2023/2024, que arranca no próximo mês de Outubro Em declarações ontem à ANGOP, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Felizardo Brito Capepula, frisou que a distribuição enquadra-se no programa FertiAngola, coordenado pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA). Dos produtos figuram adubo composto 12-24-12, sulfato de amónio e ureia.
Os camponeses vão beneficiar ainda de diversas sementes, como de milho, feijão, trigo, arroz, batata-rena, bem como charruas de tracção animal, machados, catanas, enxadas e limas, no âmbito do programa de extensão rural.
Para a campanha agrícola 2023/2024, prevê-se apoiar cerca de 300 mil famílias camponeses, com uma estimativa de preparar 700 mil hectares de terra, em toda a extensão da província do Bié.
O responsável admitiu, ainda, existir na região um aumento significativo de produção de diversas culturas alimentares, fruto do esforço do Executivo na criação de projectos de apoio às famílias camponesas.
Felizardo Brito Capepula disse que, para a campanha agrícola ainda em curso, a expectativa é de colher uma safra de um milhão 272 mil e 600 toneladas de produtos diversos.
A fonte pontualizou que esta quantidade pode ser superada, visto que a colheita ainda continua, bem com a capacidade demonstrada pelos camponeses durante a IV edição da Feira da Batata e do Milho do Bié, que decorreu de 31 de Agosto a 1 de Setembro, na cidade do Cuito.