Dois mil milhões, 284 milhões e 563 mil kwanzas é o valor global que a província do Zaire aplicou, em 2022, na concretização de 181 projectos sociais, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), revelou, ontem, em Mbanza Kongo, Adriano Mendes de Carvalho.
O governador provincial do Zaire disse que dos projectos executados, alguns dos quais transitados do ano de 2021, beneficiaram 191 mil e 149 cidadãos dos seis municípios da província.
Entre os projectos implementados e concluídos, ainda segundo o governador, o destaque recai para a merenda escolar, que beneficiou um universo de 17 mil e 836 alunos de 37 escolas primárias.
Outra acção implementada tem a ver com a inclusão produtiva de 361 ex-militares, no âmbito do PIDLCP, segundo ainda Adriano Mendes de Carvalho, que falava na reunião conjunta com a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula da Silva do Sacramento Neto.
De acordo com a Angop, explicou que, em 2022, a quota financeira paga às unidades orçamentais foi de mil milhão, 846 milhões, 245 mil e 405 kwanzas, o que correspondeu a uma execução financeira na ordem dos 81 por cento.
Considerou o PIDLCP como uma das melhores vias de combate à pobreza e das desigualdades sociais, com impacto directo nos sectores da saúde e educação.
O governador pediu o reforço dos valores concedidos para o referido programa e mais acções de formação dos quadros nele ligados, visando a elevação dos níveis de sua efectivação.
Por sua vez, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, falou de algumas dificuldades da província do Zaire na inserção dos dados relacionados com o PIDLCP no respectivo sistema integrado de gestão.