Quem circula pela Estrada Nacional 230 questionava, há algum tempo, até quando o Executivo permitirá que se andasse por aquelas bandas nas circunstâncias que se observam hoje.
Havia quem, sem dúvidas, depois de andar dias antes pela Estrada Nacional 100, a mesma que dá para as províncias mais a Sul do país, passando por Cuanza-Sul, Benguela, Huíla e Cunene, se perguntava o que se passava para do outro lado se verificar uma espécie de descaso.
Durante a visita a Malanje, a última por sinal do Chefe de Estado, enquanto se analisavam inúmeros aspectos da vida política, económica e social do país, chamou atenção o facto de se ter levantado a questão da reabilitação da estrada nacional 230, uma das mais importantes do país.
Há muito que se fala na sua reabilitação, sendo que nos últimos tempos a incidência tem sido em relação ao troço que vai ligar as províncias das Lundas Norte, Sul e Moxico, enquanto que do outro lado se acredita que se descure de alguma forma a parte inicial que sai de Catete até Malanje ou ainda entre esta comuna do Icolo e Bengo e a vizinha do Cuanza-Norte.
Num dado momento, para alegria de muitos, disse João Lourenço que havia analisado com o ministro da Construção que era imperioso que se avançasse com a reabilitação do troço entre Maria Teresa e Ndalatando.
Para muitos, terá ficado o questionamento se se trata da via que passa por Maria Teresa e Dondo ou apenas aquela que corta entre Golungo Alto e Ndalatando.
É possível que se fale da via que passe pelo Dondo, que por sinal não se encontra degradada e serve muito mais agora para o trânsito entre Luanda e o Sul do país.
O mesmo não se pode dizer da via entre Catete-Maria Teresa- Golungo Alto e Ndalatando, a via que permite posteriormente rasgar entre o Leste e Nordeste do país. Para muitos, as vias de que se fala pode não representar muito.
E é normal. Afinal, só os que ali passam e têm noção da importância destas vias sabem o que é ter o trajecto reparado e com isso sonhar com dias melhores.
Numa altura em que já se assinalam melhorias no percurso entre Malanje-Lunda Norte – Lunda Sul e Moxico, o toque de Midas que se espera dar no início da estrada nacional 230 representa muito para quem vive, passa ou visita as localidades limítrofes.
E ao ter dito que se convenceu o ministro para que a reabilitação abarque parte significativa do trajecto, o Presidente deu mostras de que, afinal, não tem estado distraído em relação ao clamor do povo.
E o arranque desta empreitada vai mostrar o quão importante significa a decisão do Executivo.