Uma funcionária da Administração Municipal de Cazengo, na província do Cuanza Norte, foi detida, no último fim-de-semana, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por suposto uso indevido de cartões de subvenção de combustível para moto taxista
A alegada infractora, apresentada publicamente ontem, Segunda-feira, é suspeita de ter gastado 369 mil kwanzas constantes em cartões de isenção da gasolina para moto taxistas.
Em declarações à imprensa, em Ndalatando, o porta-voz do SIC na província, Kituxi André, informou que a detida incorre nos crimes de peculato e corrupção activa.
A cidadã, de 27 anos de idade, está colocada na Direcção Municipal de Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana.
Os cartões são personalizados, com a matrícula do meio de transporte e são intransmissíveis, permitindo continuar a pagar o litro de gasolina ao preço de 160 kwanzas, ao invés dos 300, em função da nova tabela em vigor.
No mesmo período, o SIC deteve e apresentou também um cidadão de 47 anos de idade, indiciado no crime de violação de uma menor de 11 anos.
De acordo com Kituxi André, o crime, que ocorreu igualmente no município de Cazengo, foi supostamente praticado pelo detido, que é padrasto da vítima, aproveitando-se da ausência da mãe.
O porta-voz explicou que os detidos serão apresentados ao Ministério Público para a formalização do processo e consequente responsabilização.