Os angolanos residentes na República do Senegal vão beneficiar, pela primeira vez, de uma campanha de registo consular gratuito, numa iniciativa da Missão Diplomática de Angola, que vai durar sete meses, de 2 de Outubro do corrente ano a 4 de Abril de 2024, para permitir maior adesão possível.
De acordo com uma nota da Missão Diplomática de Angola a que a ANGOP teve acesso, essa Segunda-feira, foi desenvolvido um árduo trabalho com a comunidade, que se caracterizou por reuniões de concertação, registo de preocupações, identificação e localização de cidadãos.
Os aspectos de arranque da campanha de registo gratuito foram consensualizados nessa Segunda-feira (11), numa reunião mantida entre o embaixador angolano, Adão Pinto, com o presidente da Associação dos Angolanos Residentes, neste país, José da Costa Ramos.
Segundo o embaixador, grande parte da atenção deve ser dedicada à comunidade, por ser uma das prioridades da Missão, por isso, “impõe-se a presente campanha de registo gratuito após feito o trabalho de base e avaliação da comunidade no Senegal, que está estimada em mais de 200 angolanos”.
Já o presidente da associação, José da Costa Ramos, enalteceu a iniciativa e referiu que este passo vai ajudar a aliviar distintas dificuldades pelas quais passam alguns angolanos no tocante à parte documental.
A referida campanha vai realizar-se no âmbito de uma das distintas atribuições da Missão Diplomática, que consiste no controlo e acompanhamento da comunidade ao abrigo da Convenção de Viena, de 1961, sobre Relações Diplomáticas, bem como da Convenção sobre Relações Consulares, de 1963.