Joe Biden desembarcou em Hanói pelas 16:00 locais (10:00 em Luanda) após ter participado na cimeira do G20, em Nova Deli, na Índia.
Nesta visita terá um encontro particular com o líder do Partido Comunista no poder, Nguyen Phu Trong. Está prevista a assinatura de uma “parceria estratégica alargada”.
Até agora, o Vietname só celebrou parcerias deste tipo, que reflecte o mais elevado grau de proximidade diplomática, com a Rússia, a Índia, a Coreia do Sul e a China.
Embora tenha o cuidado de não dar a impressão de estar do lado de Washington ou de Beijing, Hanói partilha as preocupações norte-americanas sobre as reivindicações de Pequim no Mar do Sul da China – onde Hanói tem reivindicações rivais.
Na véspera da chegada de Biden a Hanói, o New York Times noticiou que o Vietname estava a negociar, secretamente, um novo acordo de armas com a Rússia, apesar das sanções internacionais.
De acordo com um documento do Ministério das Finanças vietnamita, citado pelo diário americano, este acordo poderia ser financiado por um projecto petrolífero conjunto russo-vietnamita na Sibéria.
Jon Finer, conselheiro adjunto para a segurança nacional dos EUA, falou, ontem, à imprensa sobre a relação de décadas entre a Rússia e o Vietname em termos de cooperação militar.
Segundo Finer, existe “um crescente mal-estar entre os vietnamitas” relativamente a esta relação, defendendo que Washington e os seus aliados poderiam ajudar Hanói a “diversificar os seus parceiros”.
Os Estados Unidos e o Vietname mantêm também relações comerciais cada vez mais estreitas.
Washington vê Hanói como um parceiro importante, numa altura em que os norteamericanos procuram estabelecer circuitos industriais globais para ficarem menos dependentes da China.
O programa incluiu uma cerimónia de boas-vindas, discursos e uma conferência de imprensa do Presidente norte-americano, que na Terçafeira atribuiu a mais alta distinção militar americana a um piloto de helicóptero que salvou quatro soldados durante a guerra do Vietname.
Na segunda-feira, Joe Biden encontrar-se-á com o Presidente Vo Van Thuong e com o primeiro-ministro Pham Minh Chinh.
Está, igualmente, prevista uma homenagem, em Hanói, em frente ao monumento dedicado a John McCain, o antigo herói de guerra já falecido que ajudou a reconstruir os laços entre os dois países.
No Sábado, a zona central do lago Hoan Kiem de Hanói, muito popular entre as famílias, estava decorada com bandeiras norte-americanas e vietnamitas.
Não muito longe, num bairro histórico, uma loja de recordações vendia tshirts com o rosto de Joe Biden.