A fase final do Concurso Nacional de Trova “Cantar Agostinho Neto” em Luanda será disputada no próximo dia 10 do corrente mês, pelas 17 horas, no Palácio de Ferro, organizado pela União Nacional dos Artistas e Compositores-Sociedade de Autores (UNACSA)
Para a fase provincial estão 10 concorrentes que irão disputar o lugar para representar a cidade capital diante dos 17 concorrentes, vencedores dos ciclos provinciais, numa final nacional que deverá decorrer no dia 17 de Setembro na província de Benguela.
Entre os concorrentes de Luanda encontram-se a dupla Duo Ximana, Cristina Macaia, Mundiako Coxe, Paulo Resposta, Garibaldino Sinedima, Simão Paulo, José Lunguenda, Andrade da Costa, José Canganjo e Leandro Otchaly, de acordo com o documento a que OPAÍS teve acesso.
Segundo a UNAC-SA, o concurso tem por objectivo homenagear e enaltecer a figura do primeiro Presidente da República de Angola e fundador da nação, enquanto um homem que sempre esteve ligado à cultura nacional, em especial à literatura, ganhando o estatuto de “Poeta Maior”.
“Com este concurso, pretendemos manter vivo o pensamento e obras do Dr. António Agostinho Neto para o acervo da nossa memória colectiva”, reitera a organização.
O documento refere ainda que o concurso denominado “Cantar Agostinho Neto” é de realização anual e visa premiar a musicalização dos poemas do Dr. António Agostinho Neto e temas livres retratando a sua vida e obra, elevando os níveis de audiência das canções, homenageando o Poeta Maior.
Apuramento A UNAC-SA avança que o apuramento para o ciclo nacional será realizado entre 10 e 17 de Setembro do corrente ano, assegurando que todos os participantes da fase nacional serão agraciados com diploma de participação, garantido que o vencedor “será agraciado com um valor pecuniário que será divulgado antes do dia do apuramento final”.
Sublinha que as 18 composições dos vencedores provinciais serão editadas num CD e consideradas património da UNAC-SA, respeitando os Direitos Autorais.
Durante as apresentações, de acordo com a nota, os concorrentes serão avaliados em diversos aspectos, como composição (30 pontos); enquadramento vocal (25 pontos); estética de execução e arranjo melódico (20 pontos); harmonia (15 pontos) e postura e indumentária (10 pontos).