Aqueda do avião Embraer Legacy ERJ 135 na região de Tver no qual viajava o líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, está a ser tratada pelo Comité de Investigação da Rússia, uma investigação internacional está fora de questão, disse o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov.
“Primeiro, a investigação está em andamento. Ela está a ser conduzida pelo Comité de Investigação.
O presidente [Vladimir] Putin falou sobre isso nos seus comentários recentes sobre o assunto.
Esta é uma investigação nossa, russa, portanto, neste caso, está fora de questão qualquer aspecto internacional. […] As circunstâncias são diferentes agora, portanto, neste caso, a situação desta catástrofe aérea, em concreto, é completamente diferente”, especificou Peskov.
Além disso, ele destacou que várias versões estão a ser consideradas, entre elas – uma acção premeditada, e que é necessário esperar os resultados do trabalho do Comité de Investigação da Rússia.
Segundo o Ministério para Situações de Emergência da Rússia, um avião particular da Embraer Legacy voava, na Quarta-feira (23), de Moscovo para São Petersburgo, e caiu perto do vilarejo de Kuzhenkino, na região de Tver.
O momento da queda do Embraer, capturado em vídeo, mostra a aeronave fumegante a perder altitude rapidamente.
Após a queda do avião, o Comité de Investigação da Rússia abriu, há dias, um caso de violação das regras de segurança na operação de transporte aéreo.