Mil e 80 novos alunos vão frequentar o ensino secundário, no município de Luanda, com a inauguração, essa Quinta-feira, de duas escolas construídas de raiz, nos distritos urbanos do Neves Bendinha e Rangel
As escolas em questão, do II Ciclo do Ensino Secundário, inauguradas pelo governador de Luanda, Manuel Homem, vão colmatar a insuficiência de vagas que se regista, bem como albergar os alunos que estudavam em condições não favoráveis de aprendizado. No distrito urbano do Rangel, o governador descerrou a placa do Liceu Mateus Jorge António “Mateus Pelé do Zangado”, n.º 1541, com capacidade para mil e 80 alunos, distribuídos em 12 salas, divididos em dois períodos (manhã e tarde).
O responsável para a área do ensino do distrito do Rangel, Africano Alexandre, afirmou que esta escola vai receber para o novo ano lectivo 2023/2024, os alunos da escola Ngola Mbande, n.º 1516, uma vez que vai beneficiar de obras de restauro da infra-estrutura, segundo a Angop. Já no distrito urbano do Neves Bendinha, o governador descerrou a placa do Liceu José Diogo Ventura, n.º 1607, que conta com 12 salas de aulas, para Mil e 80 alunos, nos períodos da manhã e tarde.
A mesma, conta abrir na próxima semana, as matrículas para novos alunos do II Ciclo do Ensino Secundário, nos cursos de Ciências Físicas e Biológicas, Ciências Económicas e Jurídicas, bem como Artes. Na ocasião, o governador da província de Luanda, Manuel Homem, disse que as duas instituições construídas com recursos próprios e no âmbito do PIIM vai permitir que os alunos, neste novo ano lectivo, tenham melhores condições de acomodação para o aprendizado, bem como garantir espaço para aqueles que transitaram de classe.
Reabilitação da escola Ngola Mbande
Quanto à reparação da escola Ngola Mbande, Manuel Homem referiu que vão se criar condições para que as obras arranquem ainda este ano, para que no próximo ano lectivo 2024/2025, se possa colocar a infra-estrutura à disposição do distrito. O governador avançou ainda que estão em vias de conclusão, ao nível da província, cerca de 35 escolas, já a 90 por cento do grau de execução física, aguardando ainda a sua entrada em funcionamento no ano lectivo 2023/2024.
Quanto ao homenageado, José Diogo Ventura, agradeceu a honra, tendo referenciado que a educação é um dos pilares para o desenvolvimento, apelando as- sim a sua preservação no sentido de servir a comunidade.
Em visita de campo, o governador esteve ainda em dois centros de saúde, nos distritos urbanos do Sambizanga e Samba. Manuel Homem efectuou a reinauguração do Centro de Saúde do Sambizanga, depois de beneficiar de obras de restauro, sendo também abertas as Salas de Estomatologia, de Laboratório, bem como a entrega de uma Ambulância e medicamentos diversos.
Já no distrito urbano da Samba, o governador fez uma visita de constatação aos serviços prestados no centro de referência local, tendo feito a entrega de uma ambulância, bem como medicamentos. No local, o governador tomou nota da perspectiva de ampliação do centro, uma vez que há grande procura por parte dos pacientes, tendo já baixado orientação ao nível da administração local.